Turismo: carnaval 2024 tem movimento 6,5% maior que no ano passado

Carnaval 2024: Movimento Econômico Aquece o Brasil

Enquanto os blocos, trios e escolas arrastam multidões nos quatro cantos do país, o carnaval se revela não apenas como uma festa cultural, mas como um verdadeiro impulsionador da economia brasileira. Segundo estimativas do Ministério do Turismo, a movimentação de foliões, tanto domésticos quanto internacionais, está projetada para ultrapassar os 49 milhões de pessoas neste ano, representando um aumento de 6,5% em relação a 2023.

Uma das cidades mais procuradas pelos foliões é o Rio de Janeiro, que, de acordo com dados da HotéisRIO e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), registrou uma ocupação de 80,18% nos hotéis durante a quarta-feira de cinzas. Já no estado de São Paulo, espera-se um incremento de R$ 9 bilhões na economia, abrangendo a capital, onde os blocos de rua têm ganhado cada vez mais tradição, além de cidades do interior e do litoral.

Para muitos foliões, como a professora Caroline Vilhena, o carnaval paulistano tem se destacado. “Já tinha ouvido falar que o carnaval de São Paulo estava melhor que o do Rio, que estava crescendo muito. Esse ano me programei com antecedência e estou achando melhor ainda do que eu imaginava. Gente animada, bonita. Está um carnaval muito legal”, compartilha Vilhena.

Além das rotas tradicionais do Sudeste, o Ministério do Turismo tem investido também em cidades do Nordeste para atrair mais visitantes, buscando criar novas rotas turísticas. O ministro Celso Sabino ressalta: “A expectativa para este carnaval é ter o maior e melhor e o carnaval de maior visitação da história do Brasil.”

No âmbito do turismo internacional, estima-se que o Brasil receba cerca de 200 mil turistas estrangeiros até o final do carnaval, deixando aproximadamente R$ 900 milhões na economia nacional, conforme prevê um estudo da Embratur.

Apesar do cenário promissor, empresários como Oswaldo Gregório, que atua no setor de receptivos em diversas cidades turísticas do Brasil, ressaltam a necessidade de melhorias nas condições para os turistas estrangeiros. “Eu acho que deveria ter melhores condições para o estrangeiro. Ele precisa sentir mais firmeza, principalmente por conta do problema da violência”, destaca Gregório.

Para estimular ainda mais o turismo interno, o Ministério do Turismo lançou programas como o “Conheça o Brasil: Voando”, em parceria com empresas aéreas, e o “Conheça o Brasil: Realiza”, em cooperação com bancos públicos para oferecer crédito aos correntistas para fins turísticos. Além disso, o governo federal está discutindo propostas para auxiliar as empresas aéreas por meio de um Fundo que funcione como garantidor de crédito.

O carnaval de 2024 não apenas promete ser uma festa memorável, mas também uma oportunidade valiosa para impulsionar a economia brasileira e promover o turismo interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento do país.