Filósofo explica o conceito do “fake econômico” e faz alerta sobre mundo virtual


O filósofo Fabiano de Abreu elaborou uma pesquisa que analisa a relevância da rede social e dos influenciadores digitais no Brasil e na Europa, em especial em contexto de crise econômica, que muda o perfil de consumo de cultura e entretenimento.
“Analisei muitos cantores famosos e cheguei a conclusão que o Brasil é muito interessante para os artistas estrangeiros, mas não porque o brasileiro consome a música, não porque ele compra a música no Spotify e vai ao show, simplesmente pelo fato que o brasileiro é um fake econômico. É um fake real, uma conta que ele curte e interage. Atualmente moro em Portugal e vejo que o Brasil é um país em que as pessoas têm muitos ídolos, mais do que lá fora. Vejo, por exemplo, a Madonna andando pelas ruas de Lisboa sem ninguém pedir para tirar foto com ela. No Brasil as pessoas endeusam os famosos por causa dos problemas sociais, da pobreza… A massa do Brasil serve para os estrangeiros. Por que os estrangeiros se unem à Anitta e por que eles se unem com outros artistas brasileiros. Por causa dessa massa, do volume da mídia social. O Brasil é um país com mais de 230 milhões de habitantes e se o artista conquistar o povo brasileiro ele conquistará mais seguidores. Mas esses seguidores vão consumir o seu produto? Somos um dos países que menos consume produtos dos artistas e por isso os astros estão em decadência. Eles não fazem shows, as discotecas estão fechando e aí não tem onde tirar dinheiro desse meio. Já nos Estados Unidos um artista que tem um milhão de seguidores tem seus produtos consumidos”, afirma o filósofo que reside em Castelo de Paiva.

Fabiano de Abreu alerta que nas redes sociais todo mundo é muito feliz, bonito, faz passeios espetaculares e come muito bem: “As pessoas precisam entender que isso é um mundo fake. Eu, por exemplo, além de pesquisador e filosofo, sou assessor e tenho vários artistas famosos pessoas que possuem 5 milhões, 10 milhões de seguidores nas redes sociais e nós sabemos que aquilo que eles estão publicando não é realmente o que são. Eles só publicam algo que seja muito interessante”.
“A rede social virou uma cobrança. No Instagram, a grande maioria do público é jovem. Na Europa poucas pessoas tem Instagram, já o Brasil é o país que mais acessa o Instagram. Pode ser por conta da crise econômica porque é muito mais barato você acessar o Instagram e viver aquele mundo. Pode ser também uma saturação porque as pessoas não aguentam mais os mesmos assuntos e os canais da TV aberta brasileira não têm muita variedade. Se você quer mais variedade precisa pagar para isso enquanto na Europa são liberados muito mais canais abertos. Tem a questão da violência e as pessoas acabam ficando em casa com medo de sair. A crise econômica fez muitas casas de festas e discotecas fecharem, então a pessoa não tem o que fazer ou tem medo de sair e é mais fácil ficar em casa mexendo no celular e vendo a vida dos outros, vendo aquela vida que queria para ela. Porém é importante ressaltar que aquela pessoa que publica aquela vida não é real, é um fake”, pondera o filósofo.

Para ele, a sociedade está sendo engolida pelo mundo virtual: “Não existe mais aquilo da moda antiga, então as pessoas perdem identidade, acabam sendo influenciadas e não tendo personalidade, perdem ‘quem eu sou’. Você é o que a internet diz o que você é, então a moda é tudo o que estão dizendo na internet. Isso acaba com aquela identidade e originalidade. E como vai ser o futuro disso? Vai ser depressão infantil, falta de aceitação, autoestima baixa, vai ocasionar suicídios e todas essas coisas que fazem com que as crianças cometam atos que antigamente não cometiam. Mas é uma coisa que vai muito da educação que estamos oferecendo aos nossos filhos. Minha filha tem 8 anos e não usa celular. Estou querendo fazer dela uma pessoa real e não uma pessoa virtual. Então isso vai muito do que nós propomos para os nossos filhos, que são os protagonistas da próxima geração”.
Outro ponto abordado por Fabiano de Abreu é a questão de saber o que os digital influencers estão dizendo para seus seguidores. Eles possuem embasamento, estudaram ou são formados para dar dicas sobre determinados assuntos? O filósofo sugere até que leis sejam criadas para coibir certos influenciadores: “Senão eles poderão dar orientações equivocadas e prejudicar quem confia naquilo que estão falando. Já rodei mais de 15 países e vejo que no Brasil existe muito desta cultura do ‘eu sei tudo'”. O filósofo acredita que a imprensa é a chancela para dar credibilidade aos assuntos e assim evitar a famosa fake news.